AS RELAÇÕES PÚBLICAS SÃO UMA JANELA PARA O MUNDO?

Comunicação é passado, presente e futuro: evolução, ocasião, inovação.

As relações públicas são a gestão da comunicação entre determinada organização e os seus públicos. Desta forma, é possível afirmar que as relações públicas sempre existiram – ainda que sem consciência dessa existência ou sem a sua denominação correta – uma vez que desde sempre existe atividade profissional, seja esta de prestação de serviços ou fornecimento de bens, o que inevitavelmente leva à presença de diversos públicos.

As relações públicas espelham o que está a acontecer no mundo. Como é que as pessoas comunicam? Quais as tendências na comunicação estratégica? O que as organizações desenvolvem para tornar a sua comunicação mais eficaz? Quais as novas ferramentas e os novos instrumentos de comunicação? Quais as preocupações das organizações?

Não é difícil remeter esta prática para os tempos mais antigos: ainda na época da troca de bens, todo o comerciante comunicava com os seus públicos, fossem estes os clientes, os concorrentes, os governantes a quem tinha de responder ou a sociedade em que se inseria. Não existindo, neste exemplo, uma organização estruturada por departamentos, ao comerciante cabia a responsabilidade de gerir a sua comunicação com os seus públicos. A forma como estas pessoas-empresas comunicavam ao nível das relações públicas acabava por dizer muito sobre a época em que viviam, especialmente sobre o contexto empresarial em que trabalhavam.

Avançando alguns séculos no tempo, as formas empresariais evoluem a par com a sociedade e começam a surgir teorias sobre o que são, de facto, as RP e a sua importância para o sucesso de uma organização. Surgem modelos como o de Grunig e Hunt, que, em 1984, teorizam quatro tipos de relações públicas que se desenvolveram ao longo da profissão. Assiste-se a uma evolução da perspetiva de relações públicas como mera propaganda (Press Agentry) para a mediação de relações através de estratégias de comunicação (Two-way symmetric). Todo este desenvolvimento das RP não revela apenas a evolução da profissão como também da sociedade, da comunicação e das tendências inerentes ao mundo empresarial.

Na verdade, não é preciso retroceder sequer um século para entender como as relações públicas são uma janela para o que se passa lá fora – basta pensar no mundo de há trinta anos. Na década de 80, a comunicação por meio digital não era uma realidade tão intrínseca como nos dias de hoje; de facto, as organizações não tinham qualquer presença online. Com o virar do século, começou a identificar-se a importância de um site para o sucesso de uma organização. Hoje em dia, não só é essencial a existência desse site, como também o é a presença nos principais social media, para além da alta exigência por parte dos públicos em relação à imagem e à eficiência dessas novas ferramentas. Desta forma, as RP dizem-nos como a comunicação evoluiu, qual a tendência no momento e quais as expectativas de inovação daqui para a frente: passado, presente e futuro.

As relações públicas são uma janela para o mundo. Olhar para a sociedade, em diferentes momentos da história, do ponto de vista das relações públicas é saber mais sobre como as pessoas comunicam em diferentes momentos, como se relacionam umas com as outras, quais as estratégias de comunicação a que melhor respondem e, para além disto, qual a influência das relações públicas na vida das pessoas. A comunicação empresarial sempre existiu e sempre existirá – olharmos através dela é olharmos para o mundo de ontem, de agora e de amanhã.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s