SOCIAL MEDIA: NOVAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

As social media constituem um conjunto de novas ferramentas de comunicação para um profissional de Relações Públicas. Neste sentido, a prática das RP passam a funcionar num misto de ferramentas tradicionais e ferramentas modernas, na tentativa de tornar a comunicação o mais eficaz possível, de forma a trazer frutos para a organização. É possível encontrar diversas vantagens na era digital, nomeadamente na forma como os profissionais de Relações Públicas podem potencializar a comunicação das respetivas organizações – se essa comunicação for pensada, planeada e estruturada.

No texto “The future of PR and Social Media”, Steve Bruce debruça-se sobre este tema: o futuro das RP nesta era em que as social media são uma constante na vida das pessoas. Algumas das ideias neste artigo são inspiradas nesse texto.

Atualmente, uma organização tem de ter presença online, independentemente do setor em que atua. Mas não basta ter presença. É essencial que a comunicação seja eficaz, que transmita os valores da organização e que permita ligá-la aos públicos. As relações públicas vivem de relações, pelo que é essencial perceber a importância de uma boa comunicação online, nomeadamente nas social media, para chegar ao público e estabelecer um conexão – ou, lá está, relação – com ele. Este caráter de obrigatoriedade do uso das social media mudou a dinâmica da comunicação das empresas, que passam a delinear uma estratégia para este segmento e a implementá-la nos seus planos de comunicação. Por exemplo, na procura de uma empresa no Google, por vezes dá-se prioridade ao Facebook e analisa-se primeiro a informação sobre a empresa nessa plataforma, e o site surge em segundo plano. É uma das tendências que se tem verificado ultimamente.

Por outro lado, o uso das social media pode ser interpretado como uma oportunidade de melhorar a performance da organização, uma vez que incentiva o envolvimento e a constante presença da organização na mente – e nos smartphones – dos seus públicos. Portanto, mais do que ser vista como algo obrigatório, a utilização das social media deve ser encarada como uma chance de fazer mais e melhor, com ferramentas a que as organizações não podiam recorrer há alguns anos atrás. Exemplificando, cada vez mais as empresas contratam profissionais especializados na gestão de social media e abrem departamentos internos para o efeito. Esta oportunidade sugere um desafio para os profissionais de Relações Públicas, o que nos leva a um terceiro ponto nesta temática.

O terceiro fator de análise quanto ao uso das social media é a exigência de planear e implementar uma comunicação online eficaz e coerente; ter atenção não só à ética e à responsabilidade, como também a novas tendências e fenómenos no mundo online. Esta nova oportunidade exige uma adaptação dos profissionais de Relações Públicas às novas ferramentas que são as social media: perceber o que resulta e o que não resulta online, analisar o feedback do público, entender a repercussão do investimento nestas ferramentas e a influência das táticas na reputação da organização. É essencial que a comunicação online seja o melhor possível, uma vez que transmite os valores da organização; os profissionais de RP devem adoptar o melhor comportamento e encarar este trabalho com a maior responsabilidade, uma vez que estão a lidar com um meio no qual a partir do momento em que algo é publicado não há maneira de retroceder, porque o público está atento, disponível e online a qualquer segundo.

Desta forma, é possível afirmar que grande parte do futuro das Relações Públicas está nas social media – nos diretos do Facebook, nas hashtags do Twitter, nas fotografias do Instagram, nas publicações do Linkedin, nos vídeos do Youtube. A comunicação empresarial chegou a uma fase em que é necessário integrar esta parte “social” na estratégia para que resulte e para que atinja o seu máximo potencial. É por isto que o público espera e é neste nível que estão as suas expectativas. O profissional de Relações Públicas tem de saber responder a esta tendência da melhor forma – principalmente, porque veio para ficar.

Advertisements

One thought on “SOCIAL MEDIA: NOVAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s