FERRAMENTAS MODERNAS PARA UM PROFISSIONAL DE RP

O profissional de Relações Públicas tem diversas ferramentas ao seu dispor, para potencializar a comunicação por que é responsável e torná-la o melhor possível. As ferramentas são importantes em todas as fases do planeamento da comunicação, não só para levar diversas mensagens a diferentes públicos, como também para perceber as suas necessidades de informação e as tendências a que melhor respondem. Para além disto, permitem que o profissional de RP possa delinear uma estratégia eficaz, com base na informação suportada por estas ferramentas, o que levará a táticas de sucesso.

Com o avançar na era digital, surgem novas ferramentas na área da comunicação empresarial, desenvolvidas a pensar nas necessidades dos profissionais de RP. Estes novos instrumentos são úteis numa era em que há contacto direto e permanente entre empresa e organização, cada dia surge uma nova tendência e a informação propaga-se a nível mundial como nunca antes. Desta forma, o profissional de RP pode – e deve – dar uso às diversas ferramentas disponíveis para conseguir acompanhar todas as informações que podem ser úteis ao desenvolver o seu trabalho.

É importante ver estas ferramentas não só como instrumentos úteis para a implementação das táticas de um plano de comunicação, mas também como um elemento essencial para uma boa investigação. Como? É simples: o profissional de RP tem de conhecer e perceber a sua envolvente. Este conhecimento faz-se ao nível da investigação: quais são os públicos-alvo, quais as características do setor, quais as tendências neste mercado, etc. Se o profissional de RP der uso às mais diversas ferramentas – antigas e novas – para poder conhecer o melhor possível a área que irá trabalhar, estará mais informado e poderá responder de forma mais eficaz ao desafio que tem pela frente.

A plataforma PR Stack é um guia completo com mais de 250 ferramentas de Relações Públicas e 48 guias para todas elas. No site estão disponíveis diversas ferramentas gratuitas, para além de artigos sobre profissionais de comunicação acerca de algumas delas, desde a sua principal utilidade ao seu modo de utilização. Ao nível da investigação e monitorização em Relações Públicas, destaco três ferramentas gratuitas que demonstram como estes novos utensílios modernos podem auxiliar a prática das RP no mundo da comunicação online.

Uma das primeiras ferramentas disponibilizadas pelo PR Stack, útil na monitorização das RP, é a Anewstip. Como um dos meus grandes interesses é a Moda, decidi pesquisar por “Zara”. Eis o primeiro resultado:

Captura de ecrã 2017-04-05, às 16.22.47

O primeiro resultado é um perfil de um jornalista da Fortune Magazine, de Nova Iorque, que referiu a palavra Zara duas vezes nos seus últimos tweets – hoje e há quatro dias. É possível ver que a Zara surgiu, das duas vezes, associada à H&M, uma das principais concorrentes. Se eu trabalhasse no departamento de Comunicação da Zara, esta seria uma informação que me poderia ser útil. A Anewstip é, assim, uma ferramenta que permite criar contactos com jornalistas e pessoas influentes, através do que estes dizem nas social media, o que é bastante útil do ponto de vista da investigação na comunicação empresarial. Basta escrever uma palavra ou conjunto de palavras que se relacione com o que se quer pesquisar e encontrar-se-á o que as pessoas dizem acerca desse tema. Assim, não só é possível saber o que pessoas influentes dizem acerca de determinada empresa ou assunto como também que tipo de pessoas podemos abordar, através deste conhecimento prévio que permitiu monitorizar esta informação, mediante uma pesquisa que constitui uma vantagem para o profissional de RP. Diversas empresas, organizações e instituições utilizam o serviço da Anewstip, como por exemplo a abc (American Broadcasting Company), a NYU (New York University) e a Transport for London.

Uma segunda ferramenta disponibilizada de forma gratuita no PR Stack designa-se de Google Alerts. Esta é uma ferramenta bastante simples e fácil de usar. Basta colocar o nome da empresa, figura pública, assunto, localização ou qualquer outro elemento que queira pesquisar e o Google Alerts permite receber alertas por email acerca da pesquisa efetuada. Seguindo o exemplo anterior, pesquisei Zara.

Captura de ecrã 2017-04-05, às 16.31.08

Introduzi o meu email e a partir daqui recebo todas as notícias e informações acerca da Zara que o Google selecionar para mim. Novamente, caso integrasse o departamento de Comunicação da Zara, esta ferramenta seria bastante útil para o meu trabalho, uma vez que o Google é o motor de busca líder a nível mundial. Esta ferramenta pode demonstrar que plataformas como o Google, a que todas as pessoas têm fácil acesso sem ser necessário aprofundar uma pesquisa acerca de ferramentas de comunicação, desenvolvem instrumentos que podem ser úteis para as Relações Públicas. Os Google Alerts funcionam de uma forma clara: o utilizador escolhe uma palavra e os Google Alerts selecionam a informação mais recente e/ou relevante sobre o que foi escolhido, desde o separador das Notícias ao da Web e envia, assim, os alertas de acordo com a pesquisa. Apesar de esta ferramenta não ser tão especializada como a anterior, continua a ser, ainda assim, bastante útil, porque permite visualizar uma seleção de informação organizada pelo Google Alerts diretamente no email, em tempo real.

Por fim, a Mention – Media Monitoring é uma ferramenta que, tal como as anteriores, monitoriza informação sobre uma determinada empresa, produto, tema, etc. Novamente, a pesquisa foi Zara.

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É dada a escolher uma das opções disponibilizadas pela ferramenta, de acordo com o que foi pesquisado. De seguida, é possível escolher quais as páginas prioritárias, sugeridas pela Mention. Num último passo, esta ferramenta permite-me escolher quais as fontes que prefiro, como imagens de plataformas como o Instagram ou o Pinterest ou informação do Twitter, e quais as linguagens em que quero que os alertas sejam ativados, neste caso o inglês e o português.

Captura de ecrã 2017-04-05, às 16.50.49Captura de ecrã 2017-04-05, às 16.51.05

Por fim, o resultado é o seguinte: enquanto escrevi o último parágrafo, recebi mais de 3000 “emails” nesta simulação de caixa de entrada criada pela Mention. Esta é uma ferramenta bastante completa e especializada, que permite aplicar diversos filtros e monitorizar a informação de uma maneira mesmo muito eficaz. No entanto, será sempre necessário filtrar as informações pretendidas, uma vez que os alertas recebidos são mesmo muitos e resultam em dados difíceis de serem tratados na sua totalidade. A Mention é utilizada por empresas como a Ogilvy, a Adobe, a asos e a Microsoft, entre outras.

A prática das Relações Públicas foi fortemente influenciada pela era do online, especialmente pelas social media. Surgem novas oportunidades de investigação, nomeadamente ao nível do que as pessoas partilham: as suas opiniões, os seus pensamentos, os seus estados de espírito. No entanto, surgem também alguns desafios que advêm desta nova era digital, em que tudo é acompanhado minuto a minuto. Se, por um lado, as experiências partilhadas pelas pessoas dão uma nova oportunidade aos profissionais de RP de saberem mais sobre elas e, daí, conseguirem realizar um trabalho mais eficaz, por outro lado enfrentam desafios ao nível da, por exemplo, seleção de informação verdadeiramente útil e pertinente, dada a grande quantidade de dados online disponíveis a partir destas novas ferramentas.

É, então, possível concluir que as novas ferramentas ao dispor das Relações Públicas são essenciais para uma nova abordagem a este novo mundo na era digital, com grande influência do papel das social media na comunicação entre organização e público. O mundo evolui, a comunicação acompanha, o profissional de Relações Públicas adapta-se; porque uma nova realidade assim o exige.

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